A Superintendência de Educação (SEDU) tem por finalidade contribuir para a formulação e implementação das políticas relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à educação permanente dos atores com atuação no âmbito do SUS, prioritariamente no Estado de Minas Gerais, seguindo as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e do Ministério da Saúde.

Nessa Superintendência ocorre o planejamento pedagógico dos processos educativos, elaboração de materiais didáticos, bem como a execução e acompanhamento das ações educacionais. São ofertados cursos nos três níveis educacionais (cursos livres, técnicos e de pós-graduação).

Para atender sua finalidade, a SEDU organiza seus processos de trabalho em quatro áreas temáticas: Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação Profissional em Saúde.

Núcleo de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (NAPVS)

A equipe do NAPVS desenvolve ações educacionais que objetivam qualificar os profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) e na Vigilância em Saúde (VS). A integração entre APS e VS se justifica por constituírem elementos estruturantes das redes de atenção à saúde, sendo fundamentais para a construção da integralidade na atenção.


Nesse contexto, o NAPVS é responsável por ações que tenham como foco os campos de saberes específicos da APS e da VS, atuando de forma articulada aos demais.


As ações atualmente desenvolvidas pela SEDU e que competem a esse Núcleo são:
.Programa de Educação Permanente para Médicos da Família (PEP) voltado para médicos da Atenção Primária à Saúde.


.curso de Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária em Saúde ( via EaD) para profissionais de nível superior da Atenção Primária em Saúde (APS)

. atualização Profissional em Vigilância em Saúde. O público é de profissionais de nível superior das gerências e superintendências regionais de saúde e nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que atuem na Vigilância em Saúde.

.Caminhos do Cuidado: formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica

.Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF) para referências técnicas da SES/MG, especificamente, servidores lotados na Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde (nível central) e Núcleo de Atenção Primária à Saúde (nível regional).

Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS)
Desenvolve ações educacionais referentes às redes de atenção à saúde existentes no Estado, em especial àquelas consideradas prioritárias pela SES-MG: atenção à saúde da mulher e da criança; urgência e emergência; saúde mental; saúde do idoso; hipertensão e diabetes.


As ações atualmente desenvolvidas pela SEDU e que competem a esse Núcleo são:


.Formação de Trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Minas Gerais. O público é de profissionais do SUS que atuam na gestão ou na atenção em redes de Saúde Mental.

.Formação em Saúde Mental para Trabalhadores da Fhemig, uma parceria com a rede de saúde mental da Fhemig.

.Oficina para Formação de Apoiadores de Práticas Integrativas e Complementares para profissionais do SUS, gestores, representantes da sociedade civil e conselheiros de saúde de municípios mineiros.

.Especialização em Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas tem como objetivo qualificar profissionais das redes de atenção psicossocial para a prestação de cuidados a usuários e dependentes de drogas em Minas Gerais.

Núcleo de Gestão em Saúde (NGES)
Esse Núcleo coordena as ações educacionais relacionadas à gestão no âmbito do SUS, considerando diversos de seus componentes e especificidades, tais como: saúde pública e saúde coletiva; governança das redes de atenção; administração das ações, serviços e logística em saúde/SUS; planejamento, monitoramento, controle, regulação e avaliação; judicialização da saúde; informação e comunicação em saúde; humanização, participação, mobilização e controle social.

O núcleo atua de forma articulada aos demais, uma vez que a gestão compõe todos os níveis da atenção à saúde, da organização e estrutura do Sistema Único Brasileiro.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, composta por especialistas e mestres nas áreas da saúde e da educação.

As ações atualmente desenvolvidas pela SEDU e que competem a esse Núcleo são:

.Especialização Lato Sensu em Saúde Pública: um dos cursos mais tradicionais de oferta própria da ESP-MG, voltado para todos os profissionais de nível superior que atuam no SUS em qualquer esfera de governo no Estado de Minas Gerais.

.Especialização Profissional Lato Sensu em Gestão Hospitalar (Em parceria com a Secretaria de Estado de Minas Gerais): voltada para profissionais de nível superior que atuam em Unidades Hospitalares ligadas ao SUS e ao PROHOSP em Minas Gerais.

.Oficina de Qualificação para o Controle Social no SUS/BH. Curso voltado para Conselheiros Municipais e Distritais de Saúde, Membros das Comissões Locais de Saúde, trabalhadores e usuários do Sistema Único se Saúde que residam/atuem em Belo Horizonte com duração de 30 horas e que aborda principalmente o papel dos Conselhos de Saúde/Controle Social na Gestão do SUS.

.Oficinas para implantação e implementação dos Colegiados Microrregionais de Conselhos de Saúde do Estado de Minas Gerais: oficinas realizadas em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais em várias cidades do Estado, com foco nas ações do Controle Social no SUS.

.Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação e Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

Núcleo de Educação Profissional em Saúde (NEPS)

Atua na qualificação de profissionais de nível médio do SUS. Esses profissionais atuam nas mais diversas áreas do SUS e ocupam um espaço específico no conjunto dos processos de trabalho do sistema de saúde, o que faz com que possuam determinadas características que se assemelham. Assim, a concentração dessas qualificações no mesmo núcleo permite o desenvolvimento de processos pedagógicos e técnicos para execução dos cursos, bem como o aprimoramento conhecimentos acerca da Educação Profissional de Nível Médio em Saúde.

As ações atualmente desenvolvidas pela SEDU e que competem a esse Núcleo são:

.Curso Técnico em Enfermagem - complementação (PBH e FHEMIG) voltado para auxiliares de enfermagem inseridos no Sistema Único de Saúde.

.Curso Técnico em Saúde Bucal para trabalhadores da saúde vinculados ao serviço de saúde bucal do SUS / Secretarias Municipais de Saúde, que não possuam a formação específica para as funções que desempenham.

.Curso Técnico de Vigilância em Saúde para profissionais de nível médio em atividade no SUS, preferencialmente com vínculo efetivo, que exerça função na rede de atenção básica ou em qualquer Unidade de Serviço do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde (SNVS) ou do Sinavisa.

.Qualificação para o Agente Comunitário de Saúde voltado para Agentes Comunitários de Saúde inseridos no Sistema Único de Saúde.