Governo de Minas
Retorno às aulas de Saúde Bucal Postada por: admin, em: 10 de fevereiro de 2010 às 15:33

Trabalhadores preparam-se para ser técnicos em saúde bucal

Trabalhadores preparam-se para serem técnicos em saúde bucal

Iniciadas em novembro de 2009, as turmas do Curso Técnico em Saúde Bucal têm continuidade este ano. Nesta quarta-feira (10), 60 alunos de 23 municípios (ver abaixo) estão participando da 3ª unidade do módulo I, que tem como tema a vigilância em saúde. Segundo a dentista e docente Maria Auxiliadora Guerra Pedroso, a metodologia do curso pretende despertar um olhar crítico nos alunos, de forma que eles possam observar e julgar os serviços de acordo com os principais princípios do SUS. “Para que o SUS se fortaleça, é necessário que se invista nas políticas de ação permanente. Os profissionais que participam deste processo têm a oportunidade de aliar teoria à prática, aprendendo conceitos e aplicando-os em seu serviço”.

A iniciativa irá habilitar em técnicos trabalhadores da saúde vinculados ao serviço de saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS) que não possuam a formação específica. Com carga horária de 1300 horas, o curso é divido em períodos de concentração, que se referem às atividades realizadas em sala de aula, e dispersão, que dizem respeito às ações realizadas nos locais de trabalho dos alunos.

Darcilene Mariano Rodrigues trabalha no consultório odontológico do Centro de Saúde de Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte. Em sua atuação profissional, é responsável por auxiliar o dentista, marcar consultas, realizar a desinfecção do consultório e desenvolver ações de educação em saúde, distribuindo escovas de dente e pasta dental. Hoje, como aluna do Curso Técnico em Saúde Bucal, sente-se mais capacitada para desempenhar com mais segurança seu trabalho. “Como técnicos, podemos realizar funções que, antes, como assistentes, não poderíamos. Isso facilita o serviço e aumenta o número de atendimentos. Na educação em saúde, também podemos orientar melhor a comunidade com informações mais precisas e corretas”, ressaltou.

O superintendente de educação da ESP-MG, Thiago Horta, enfatiza a Escola como fundamental no processo de educação permanente para a saúde. “Hoje temos mais de 3600 Equipes de Saúde da Família no Estado. Desses, apenas cerca de 350 trabalham com saúde bucal na modalidade dois, ou seja, com a equipe completa formada por cirurgião-dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal. Através do curso, a Escola proporciona suprir a carência deste profissional e, por consequência, fortalecer o programa estruturador do Estado, Saúde em Casa”.

O profissional
O Técnico em Saúde Bucal (TSB) atua na promoção da saúde, prevenção e controle das doenças bucais e participa de ações educativas em saúde bucal, orientando indivíduos, famílias e grupos, principalmente com relação ao autocuidado com a boca. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal e realiza sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente em um consultório odontológico, bem como supervisiona, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho do auxiliar em saúde bucal.

Veja os municípios beneficiados nesta etapa: Barão de Cocais, Belo Horizonte , Belo Vale, Bonfim, Caeté, Contagem, Ibirité, Jaboticatibas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mário Campos, Moeda, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Manso, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas, Sarzedo, Vespasiano.

Autora: Natália Meroto

Informações deste artigo: Link original para esta notícia:
http://www.esp.mg.gov.br/noticias/curso-tecnico-em-saude-bucal-continua-em-2010/
Tags:, , ,
 

Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
- Siga-nos no twitter.com/governomg
                 
ESP-MG