Minas Online
Governo de Minas
Protocolo de Manchester Postada por: admin, em: 17 de julho de 2009 às 13:18

A ESP-MG realiza, entre os dias 20 e 25 de julho, das 8 às 18 horas qualificação para médicos e enfermeiros em “Urgência e Emergência” nas salas 207,209, 213 e 215. O objetivo é preparar estes profissionais para utilização do Protocolo de Manchester.

Protocolo de Manchester

O objetivo do protocolo é estabelecer um tempo de espera pela atenção médica e não de estabelecer diagnóstico. O método consiste em identificar a queixa inicial, seguir o fluxograma de decisão e, por fim, estabelecer o tempo de espera, que varia de acordo com a gravidade.

O protocolo é uma metodologia de trabalho implementada em Manchester, Inglaterra, em 1997, com aplicação do curso em vários outros países como Portugal, Suécia, Holanda e Espanha. Já está implantado no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, e no Hospital Clemente Faria, em Montes Claros.

A cor vermelha (emergente) tem atendimento imediato; o laranja (muito urgente) prevê atendimento em dez minutos; o amarelo (urgente), 60 minutos; o verde (pouco urgente), 120 minutos e o azul (não urgente), 240 minutos.

A organização da rede possibilita encaminhar corretamente o paciente ao ponto de atenção certo, para a assistência mais eficaz e no menor tempo possível.Em Minas, o protocolo já foi implantado em hospitais nas cidades Belo Horizonte, Montes Claros, Taiobeiras, Brasília de Minas, Janaúba, dentre outros locais.

Informações deste artigo: Link original para esta notícia:
http://www.esp.mg.gov.br/destaques/protocolo-de-manchester/
Tags:, , , ,
 

Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
- Siga-nos no twitter.com/governomg

      Facebook  Twitter  Flickr
Web Curriculo / Web Curriculo Chamadas
Revista Gerais de Saúde Pública do SUS/MG
Biblioblog
Drops
PEP – Programa de Educação Permanente
EAD

Serviços





Mais Visitados


                                         
ESP-MG