Foi finalizada nesta terça-feira, dia 24/05, a turma piloto do curso de Formação de Ativadores do Controle Social no SUS em Minas Gerais. A capacitação foi resultado de uma parceria entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES) e teve como objetivo formar ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o controle social no SUS em Minas Gerais.

Conforme a equipe organizadora do curso, o foco da ação não foi necessariamente trabalhar o conteúdo, mas sim incitar, instigar e movimentar as práticas de educação permanente em saúde dentro dos conselhos de saúde. Para isso, foram criadas duas ferramentas: uma que buscou identificar as principais fragilidades ou problemas que tem afetado a atuação do conselho e a outra, chamada de plano de ativação, que tentou concretizar ações para superar essas dificuldades.

O curso contou com 4 aulas remotas e os alunos realizam duas atividades como dispersão. Nesta última aula, as conselheiras e conselheiros puderam apresentar e debater sobre seus planos de ativação, ou seja, sobre suas propostas para melhoria do controle social em suas regiões.

Participaram das atividades da aula de conclusão do curso, a Diretora da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, professores do curso, representantes do Conselho Estadual de saúde e os discentes.

Mara Tanure, diretora geral da ESP-MG

A diretora da Escola, Mara Tanure, parabenizou os conselheiros pelo interesse em participar do curso e pontuou que a capacitação foi marcada por uma construção coletiva, entre conselheiros e professores, "porque a gente entende que os conhecimentos que vocês trazem são muito importantes e também essenciais para a construção dos aprendizados", destacou.

O Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson da Silva, ressaltou sobre a parceria história entre a Escola e o Conselho na realização de atividades de capacitações voltadas para conselheiros de saúde e também salientou que a realização deste curso representou um grande desafio que foi capacitar conselheiros em meio à pandemia da Covid-19. O presidente do Conselho também comentou que o objetivo do Conselho Estadual e da Escola será, após avaliações do curso, ampliar a formação para mais conselheiros do estado.

De acordo com Daniel Fernandes, servidor da ESP-MG e coordenador da capacitação, a aula de hoje teve um intuito especial, que foi o de encerrar as atividades da turma piloto e também foi uma oportunidade para realizar um exercício de discussão sobre a educação permanente na prática dos conselheiros.

Daniel Fernandes também comentou que a turma piloto contou com uma participação muito ativa das conselheiras e conselheiros e que o foco da ação foi promover a discussão e a implementação de processos de Educação Permanente em Saúde no contexto local dos Conselhos. "Os resultados ainda serão analisados com mais profundidade pelos parceiros envolvidos em sua proposição, mas já podemos destacar o interesse e pertinência da temática demonstrada pelos participantes", completou. Ele também explicou que está prevista uma oferta contínua da Formação após discussão entre ESP e CES para avaliação da turma piloto.

Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva

Sobre o curso

A formação foi voltada para usuários(as), gestores(as) e/ou trabalhadores(as) de saúde que atuam como conselheiros(as) de saúde. Participaram desta turma, 23 conselheiras e conselheiros de 8 regiões de saúde do Estado. As atividades foram iniciadas no mês de abril deste ano o curso foi estruturado dentro de uma carga horária de 20 horas: sendo 12 horas de concentração, organizadas em 04 encontros virtuais de 03 horas, na modalidade remota, por meio de plataforma de videoconferências; e 08 horas divididas em 02 atividades de dispersão, que foram realizadas no próprio município do aluno.

Embora seja uma proposta nova, a formação é a continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP/CES-MG há vários anos, e responsável pela qualificação de centenas destes atores.

Os conteúdos da formação incluíram: o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS); o papel da participação social; objetivos dos instrumentos de gestão do SUS e como atuar na sua análise; diagnóstico do controle social local; e discussão do papel do ativador de EPS.

 

Por Vívian Campos - Ascom/Esp-MG