A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promovem na próxima terça-feira, dia 10/05, às 15h, o terceiro e último Webinário da série que trata da Conferência de saúde mental, com transmissão pelo youtube da Escola. Neste encontro, o tema será "Conferência de saúde mental: a desinstitucionalização como resgate e afirmação da cidadania".

O objetivo dos Webinários em saúde mental é trazer elementos que permitam refletir sobre os desafios do cuidado em liberdade e da garantia de políticas públicas democráticas e promotoras de cidadania no campo da saúde. 

A ESP e a SES estão realizando desde março de 2022, a primeira série de Webinários em saúde mental de 2022, que tem como tema geral "Conferência de saúde mental: garantindo políticas públicas, cuidado e cidadania nos territórios". A Conferência Estadual de Saúde Mental será de 19 a 21 de maio 2022, em Belo Horizonte, e a proposta desses Webinários foi abordar as temáticas e questões do campo da saúde mental que também pautaram as conferências municipais e estarão presentes na estadual de saúde mental.

A live será aberta ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão.Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.

>A transmissão será realizada pelo Canal da Escola no Youtube:
youtube.com/escolasaudepublicamg

Debates
Serão expositores neste Webinário, o Psiquiatra, doutor em saúde coletiva, médico do CAPS AD e Professor da UNIFESP – Santos/SP, Roberto Tykanori. A Psicóloga, Supervisora no Serviço Residencial Terapêutico e Acompanhante Terapêutica, Isabela Cristina Leonardo e o usuário do SUS, morador da SRT, Santa Amélia, em Belo Horizonte, Antônio Carlos Albergaria, de 81 anos.

A mediação da live será feita pela Supervisora clínica institucional, militante da reforma psiquiátrica e do SUS em Barbacena/MG, Leandra Mara Vidal.

Os Webinários
A modalidade de ação educacional "Webinários de Saúde Mental", promovida pela ESP-MG e SES-MG é uma das atividades propostas para a implementação das ações de educação permanente, visando chegar com maior presteza e agilidade a todos os atores da Rede de Atenção Psicossocial de Minas Gerais (RAPS-MG), contando com a participação de profissionais com experiência e saberes na Saúde Mental. A cada semestre, após avaliação dos dados, das dificuldades apontadas e identificadas no funcionamento da RAPS, e das metas a serem implementadas, os temas para os Webinários são delimitados.

Esta série é composta por três encontros virtuais, sempre transmitidos pelo canal da ESP-MG no youtube. Os Webinários realizados nos meses de março e abril, já estão disponíveis, confira.

Por Vívian Campos - Ascom/Esp-MG

Enviar para impressão