O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na tarde desta terça-feira (19/10), o 24º episódio da Série: "COSEMS 30 anos – Dialogando com a história," uma programação comemorativa da trajetória da instituição que completa 30 anos de grandes conquistas e histórias para a saúde pública dos mineiros.

Neste episódio, a Coordenadora da Área Técnica, Paola Soares Motta e a 1ª Secretária do COSEMS/MG e Secretária Municipal de Saúde de Ituiutaba, Sandra Aparecida Barbosa receberam o Presidente da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Dario Brock Ramalho e a Diretora Geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), Mara Guarino Tanure.

O Dr. Dario Ramalho, médico infectologista, mestre em epidemiologia pela Fiocruz, trabalhou em diversas áreas da Assistência, atuou como Consultor da Coordenação de IST/AIDS e HIV e como Subsecretário de Vigilância em Saúde, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Ele contou que durante sua trajetória profissional enfrentou diversos problemas como a dengue, febre amarela, H1N1 e a pandemia que até hoje, é um desafio impar na vida de todos, mas acredita que Minas Gerais foi um símbolo para o país, pois o Estado, os trabalhadores da saúde, gestores a frente de seus municípios e a sociedade de uma maneira geral conseguiram lidar bem com todas as orientações e ações para prevenção e contingenciamento ao COVID-19.

Dario também ressaltou que durante a pandemia, quando ainda atuava na SES/MG, participou de grande parte do trabalho articulado com o COSEMS/MG que viabilizou ações como por exemplo, o aumento do número de leitos de UTI para atender a população em um momento crítico da pandemia, algo que o SUS não estava preparado para enfrentar naquele momento.

Mara Guarino, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, graduada em Administração Pública e Direito, Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Planejamento, também atuou na Secretaria de Saúde de Minas Gerais em diversas áreas do Sistema Único de Saúde. Ela destacou que quando atuava como Secretária Executiva da CIB e do Comitê COVID, pode acompanhar ainda mais de perto o trabalho realizado pelo COSEMS de Minas Gerais e sua atuação em todas as instâncias decisórias do SUS no Estado.

Mara também pontuou que atuando frente à ESP/MG, se sente muito feliz pelo trabalho realizado e pela parceria que a escola possui com o COSEMS que incluiu diversas ações como um acordo de cooperação técnico, parceria para o lançamento do Livro Apoio Regional: Olhares sobre a Experiência do COSEMS/MG," além de cursos como o "SUS na Prática: Formação Inicial para o gestor municipal", que demonstra a legitimação do trabalho da ESP nos municípios.

Sandra Barbosa destacou a importância de ouvir o reconhecimento perante o trabalho realizado pelo COSEMS/MG, de autoridades tão importantes para a saúde pública de Minas Gerais, como os representantes da FUNED e da ESP/MG. "Pra nós, que somos COSEMS, é muito honroso receber este respeito, pois sabemos a luta que temos durante todos esses anos para construir este trabalho e fazer parcerias para realmente mostrar como é sério o papel da instituição diante da saúde pública," pontuou.

A Série "COSEMS 30 anos – Dialogando com a história" contará com 30 encontros, realizados sempre às terças feiras, às 12h30min, ao vivo no Canal do COSEMS/MG, no Youtube. para resgatar histórias da instituição com as pessoas que fizeram e fazem parte deste importante patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do COSEMS de Minas Gerais.

Então fique ligado e não perca o encontro da próxima terça-feira (26/10), às 12h 30min.

Confira na íntegra o 24º Encontro da Série: "COSEMS 30 anos – Dialogando com a história": https://www.youtube.com/watch?v=4q2Cn_Rur1M&t=405s&ab_channel=COSEMSMG

Por Comunicação- COSEMS-MG

Enviar para impressão