A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, promoveu nesta terça-feira, 05/10, o webinário "Leitos de saúde mental em hospitais gerais: contribuições e desafios para o cuidado nas RAPS". Este webinário é o primeiro de uma série, que é composta por três encontros que têm como tema geral "Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais possibilidades de atenção nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)?".

Participaram da abertura da atividade, o coordenador de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ESP-MG, Lucas Rodrigues Albionti de Castro e a diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES -MG, Lírica Salluz.

Lucas Albionti, representando a ESP-MG, deu as boas-vindas aos participantes e parabenizou a todos os profissionais envolvidos na realização de mais este encontro, que trabalha com questões da rede de saúde mental no estado. Lírica Salluz falou da importância de espaços como este, que possibilitam a discussão de assuntos tão importantes. Ela também destacou a parceria entre as equipes da SES e ESP-MG, para realizar mais um webinário, tendo sempre a preocupação de convidar profissionais qualificados para debaterem os temas da saúde mental.

A Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva e trabalhadora da ESP-MG, Ana Regina Machado, já se referindo ao  tema do debate, comentou que é importante pensarmos o leito enquanto um ponto de atenção dentro da rede de saúde mental, a partir de uma lógica de atenção psicossocial. "Nossa proposta aqui é entender melhor a função desse leito, que não deve ser o único espaço ou possibilidade de atenção à saúde dentro da rede", explicou.

A exposição foi iniciada pela Assistente Social, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Coordenadora de Regulação da SES-MG, Fabiana Érica de Souza que apresentou um pouco sobre sua pesquisa do doutorado, em que trata sobre a articulação entre os leitos de saúde mental nos hospitais gerais e a articulação com os Centros de atenção Psicossocial (CAPS) e a continuidade do cuidado.

Em seguida, o Psicólogo e Coordenador clínico da RAPS de Brumadinho/ MG, Rodrigo Chaves Nogueira falou sobre sua experiência com os leitos no município e posteriormente o Médico Psiquiatra, Doutor em Ciências Sociais, Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Conselheiro Nacional de Direitos Humanos pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), Marcelo Kimati, compartilhou sobre sua experiência de atuação na rede e levantou importantes questões sobre a temática.

O webinário está disponível no Canal da Escola no Youtube:
youtube.com/escolasaudepublicamg

Leitos de saúde mental

Este webinário faz parte série de webinários em saúde mental que tem como tema geral "Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais possibilidades de atenção nas Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)?". Serão três encontros virtuais mensais para tratar desse conteúdo, sempre das 15h às 17h, e com transmissão pelo canal da ESP-MG no youtube.

O objetivo desses webinários é abordar a atenção em leitos de saúde mental em hospitais gerais, buscando identificar suas contribuições para o cuidado às pessoas com sofrimento mental grave ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, a partir das proposições das redes de atenção psicossocial.

Confira as datas e tópicos dos próximos webinários:

-Webinário 2, dia 04/11, quinta-feira: Leitos de saúde mental em hospitais gerais: quais práticas de atenção têm sido produzidas?
-Webinário 3, dia 01/12, quarta-feira: Atenção em leitos de saúde mental em hospitais gerais: compartilhando experiências das RAPS.

Este webinário está disponível na íntegra canal do youtube da Escola, acesse:
youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Vívian Campos - Ascom/ESP-MG

Enviar para impressão