A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizará no dia 24 de março, próxima quarta-feira, às 14h, o Webinário "Saúde do Trabalhador nas prisões: orientações para o cuidado".

O evento marca a retomada, na modalidade ensino remoto, da terceira da turma do curso de Qualificação em Saúde para os Trabalhadores do Sistema Prisional de Minas Gerais, que atuam em unidades prisionais que, além da custódia, realizam atendimento médico-hospitalar. A ação é uma parceria da ESP com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MG).

O Webinário terá como convidados: Andréa Silveira, professora da Faculdade de Medicina/UFMG; Crisane Rosseti, Doutora em Psicologia; e Rodrigo Monteiro, psicólogo da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor da SEJUSP-MG. A mediação será de Thaís Lacerda, doutora em Saúde Pública, docente e trabalhadora da ESP-MG.

A transmissão será realizada pelo Canal da Escola no Youtube:
youtube.com/escolasaudepublicamg

A live é aberta ao público e os participantes poderão enviar perguntas aos convidados pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.

O Curso

Por meio de parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de MG (SEJUSP-MG), a ESP-MG realiza o curso de Qualificação em Saúde para os trabalhadores do Sistema Prisional MG. O curso qualifica os trabalhadores da SEJUSP-MG para reconhecerem o território de saúde prisional como espaço de promoção e proteção à Saúde para pessoas privadas de liberdade e para a saúde dos trabalhadores, que compartilham com esta população o mesmo ambiente.

Os alunos do curso atuam nas equipes de Saúde, de Segurança e Administrativa das Unidades Prisionais do Centro de Apoio Médico-Pericial (Ribeirão das Neves), Hospital de Custódia Psiquiátrico Jorge Vaz (Barbacena), Penitenciária Estevão Pinto (Belo Horizonte), Centro de Referência a Gestante Privada de Liberdade (Vespasiano), e profissionais que atuam na Diretoria de Atenção à Saúde, Diretoria de Humanização e Diretoria de Saúde e Psicossocial (todas as diretorias em BH).

A formação está em sua terceira turma e, devido à pandemia, teve de ser interrompida em 2020. " O retorno das aulas foi incentivado e apoiado pelos gestores do Sistema Prisional de MG, e é um desafio para a nossa equipe e alunos, pois será realizado de forma remota, o que requer inovação no acompanhamento técnico-pedagógico. O Webinário é a primeira atividade deste retorno", relata Anísia Chaves - Coordenadora da ação.

Por Jean Alves (ASCOM/ESP)