A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com diversas instituições e entidades do estado, começa, a partir da próxima segunda, 09/03, as etapas regionais do Fórum Técnico: Minas Gerais pela Ciência. A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é uma das instituições que compõe a organização do fórum e nas primeiras etapas ficou responsável por coordenar as discussões de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social, que envolve as temáticas de saúde, educação, segurança e tecnologias sociais.

Para a coordenar a formulação do documento do sub eixo 2, a equipe da ESP-MG contou com as participações de trabalhadores da CPCVS, SPGF e ASCOM. E parceria de instituições como a Fiocruz Minas, Funed, Fhemig, SPBC, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, UFOP e outras.

Reunião do SubEixo 2 na ESP-MG

O fórum foi lançado no final de setembro de 2019. Desde então, várias reuniões foram realizadas para debate dos objetivos, temáticas e conteúdos que serão debatidos nas etapas regionais. O objetivo principal do fórum é elaborar um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, com ampla participação social.

Entenda o Fórum Técnico:

O Fórum Técnico é um dos eventos institucionais mais importantes da ALMG. São realizadas atividades presenciais em Belo Horizonte e no interior de Minas, bem como formas de participação on line. Os deputados organizam o evento em parceria com a sociedade, órgãos e entidades do poder público. A ideia é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas. Por isso, ao seu final, os participantes votam um documento que vai subsidiar ações legislativas e de governo.

O Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, proposto pela deputada Beatriz Cerqueira, Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e com participação de diversos parlamentares, percorrerá as diferentes regiões do Estado, onde serão colhidas sugestões para a formulação do Plano Estadual, a partir do documento de propostas produzido por entidades da comissão organizadora. A etapa final será realizada em Belo Horizonte.

Para formulação do Plano estadual, os debates estão pautados em discussões sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação nos mais diversos campos, a fim de garantir mais desenvolvimento para o Estado. Visa a redução de desigualdades, valorização e acesso às políticas públicas, emprego, renda, sustentabilidade, fortalecimento da pesquisa, parques tecnológicos e tecnologias sociais.

Confira a programação das etapas regionais e participe:

Mais informações e inscrições para participação nas etapas regionais na página do fórum no site da ALMG - Clique aqui.

Por Jean Alves (ESPMG)

Enviar para impressão