A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MG) lançou, ontem 13/02, na CIB/SUS/MG, o livro APOIO REGIONAL: olhares sobre a experiência do COSEMS/MG. A publicação é o resultado da união das instituições, que potencializaram esforços para dar visibilidade aos conhecimentos produzidos nos 10 anos da estratégia do apoiador regional em Minas Gerais.
O evento contou com a presença dos autores, equipes do COSEMS e ESP-MG, membros da CIB/SUS/MG, Gestores Municipais de Saúde, CONASEMS, Conselho Estadual de Saúde, Funed, Fhemig, Hemominas, Ministério Público, Ministério da Saúde e outros.

A diretora geral da ESP-MG, Lenira Maia, destacou a importância da parceria com o COSEMS/MG e a dedicação dos profissionais na produção e organização do livro. “Nosso acordo de cooperação com o COSEMS/MG foi fechado com duas frentes de trabalho: o curso “SUS na Prática”, que já teve cinco turmas, e o lançamento do livro. Agradeço a dedicação do grupo de pessoas que topou esta empreitada, que não é uma produção simples, e que se reflete na qualidade dos textos e na importância da publicação”, disse.

O presidente do COSEMS/MG, Eduardo Luiz da Silva, falou a importância do livro para a Gestão em Saúde no Estado. “O lançamento do livro marca os 10 anos da experiência do apoio do COSEMS a gestão municipal”. Agradeceu à sua equipe, a SES/MG e a ESP. “A parceria com a ESP tem feito a diferença na formação dos gestores municipais, e o livro é outro grande resultado desse trabalho conjunto, por isso tenho que parabenizar e agradecer a Escola de Saúde e toda equipe do COSEMS/MG pela escrita da publicação” destacou.

Para o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, “quando se publica um livro como esse, há duas visões: uma do passado, que deve ser comemorada pelas conquistas realizadas e também uma visão do futuro, o registro documental mostrará que o aprendido no passado não se perderá em futuras ações”, disse.

O Presidente do CONASEMS, Wilames Bezerra, destacou a importância da experiência do apoio regional, em Minas Gerais, para gestão municipal e a qualidade da publicação. “Parabenizo a equipe da ESP-MG pelo brilhante trabalho feito na redação, organização e sistematização deste livro, que servirá de base para trabalharmos a experiência do COSEMS de Minas nacionalmente”, disse.

A Publicação

Além de resgatar a parceria histórica entre as duas instituições, o livro lança o selo: Editora ESP-MG, nomenclatura que qualifica as publicações e a produção de conhecimento da escola, reforçando sua natureza como instituição de Ensino, Pesquisa e Ciência e Tecnologia.

O livro consolida a integração entre ensino, saberes e práticas de gestão em saúde no âmbito do sus a partir do papel desenvolvido pelo COSEMS/MG, na articulação entre gestores municipais de saúde. E soma contribuições da ESPMG, referência no ensino e pesquisa no campo da saúde pública.
Fernanda Maciel, da ESP-MG, uma das organizadoras da publicação, destaca o processo de produção do livro. “Tivemos no total, 42 autores. Dentre eles apoiadores regionais, assessoria técnica do COSEMS e alguns gestores, que puderam compartilhar seus olhares sobre o apoio técnico regional. No trabalho realizado junto aos autores, partimos da discussão da experiência concreta. Discutimos questões de comunicação, da informação, das relações institucionais, da avaliação do processo e a reflexão sobre os desafios. Tudo foi abordado no livro, bem como o diálogo com a literatura existente sobre o assunto”, destacou.

Para acessar o livro:
Clique aqui para formato retrato
Clique aqui para formato paisagem

Fotos: Divulgação COSEMS/MG

Por Jean Alves (ASCOM/ESP)

Enviar para impressão