Na última terça-feira, dia 03 de dezembro, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou a formatura da sua quadragésima turma do Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB). A cerimônia, que lotou o auditório da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, parceira da ESP na formação, reuniu alunos, familiares, docentes e trabalhadores, que celebraram a formatura dos novos técnicos para região.
A coordenadora do curso, Alice Massote, outorgou o título de técnicos aos alunos e parabenizou os formandos, equipe de docentes e trabalhadores da Escola por mais esta etapa. Destacou o comprometimento dos estudantes e o apoio da regional e dos Municípios. "Parabéns pelo comprometimento de vocês, alunos. A ESP-MG acredita em uma formação diferenciada para profissionais, que acontece no, e para o serviço. Aos prefeitos e secretários municipais de saúde, obrigado pelo apoio, tenham a certeza que valeu o investimento, vocês podem contar, agora, com profissionais ainda mais qualificados" disse.
A coordenadora Assistencial Local, Wemily Souza, destacou o crescimento de alunos e docentes ao longo do curso e a importância da formação dos profissionais para a região. "Percebemos um grande desenvolvimento dos alunos e docentes ao longo do curso, todos muito dedicados. Para nossa região o curso é muito importante, temos uma carência muito grande em TSB's e com a formação conseguimos contemplar 13 municípios, como ESP-MG e SES, é motivo de muito orgulho para nós", destaca.
Formandos
A oradora da turma, Bárbara Ferreira, em seu discurso, falou dos desafios pessoais dos alunos e da importância da formação profissional na ESP, para a vida e o trabalho. "Todos nós, formandas e formandos, fomos desafiados a enfrentar dificuldades, motivados pelo aprendizado, pela importância da nossa formação como técnicos. Tudo que aprendemos e construímos levaremos para o trabalho, para a vida e para sempre. Só temos que agradecer a todos que nos apoiaram na formação e pela oportunidade de Estudar na ESP, escola pública de qualidade", comemora.
Para o aluno Pedro Henrique Silva, o curso é importante para atuação profissional mais qualificada e humanizada e para o SUS. "Vejo como uma formação de grande importância para a Saúde Pública, para o SUS. Para trabalhar no SUS o profissional, além de qualificado tecnicamente, deve ser mais humano e acolhedor e o curso de TSB da ESP nos proporcionou tudo isso", disse.
O curso
O Curso Técnico em Saúde Bucal da ESP-MG tem como objetivo formar profissionais trabalhadores da atenção primaria à saúde no SUS, preferencialmente já inseridos no trabalho em saúde bucal.
A quadragésima turma do curso formou 23 novos técnicos, profissionais de 13 municípios da Região de Valadares: Alpercata, Alvarenga, Capitão Andrade, Coroaci, Fernandes Tourinho, Galiléia, Gonzaga, Jampruca, Resplendor, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, São Geraldo do Baixio e Tumiritinga.
Fotos: Jean Alves e Frederico Dias.