Na manhã dessa quinta-feira (03), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), a Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), selara por meio do termo de cooperação, a união de esforços e experiências para potencializar as ações do Programa Ciência em Movimento no território mineiro.

Nas comemorações dos 110 anos da instituição (1907-2017), o diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Rodrigues Pereira destacou a importância da parceria entre importantes instituições para a promoção da ciência em Minas Gerais. “É uma felicidade estar aqui hoje celebrando os 110 anos da Funed, com a assinatura desse termo de cooperação, em um momento que é preciso fortalecer as instituições com parcerias, criatividade e vontades”, disse.

As pedagogas Adinéia Maduro e Patrícia Rodrigues da Assessoria de Tecnologias Educacionais em Saúde da Escola também participaram do evento, como referências técnicas na parceria com o Programa Ciência em Movimento.

União institucional

A assinatura do termo de cooperação foi fruto de intensas conversas e compromisso das instituições, que têm a saúde pública, ciência, pesquisa e educação em suas diretrizes.

O presidente da Funed, Marcelo Siqueira, destacou que o caminhão do Programa Ciência em Movimento conhecimento científico e informação para as comunidades, difundindo a ciência por meio de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre ciência, saúde e cultura. “ A ESP-MG, com sua experiência pedagógica, a FUCAM presente em sete municípios mineiros, fornecerá logística e apoio educacional às ações. Três importantes instituições disseminando ciência para a população mineira”, completou.

A presidente da FUCAM, Maria Tereza Lara, relembrou que o diretor-geral da ESP-MG é ex-aluno da Fundação, destacando o orgulho que sente nesse momento de parceria e de construção conjunta entre as instituições. “Nós da FUCAM estamos empenhados para que de fato as três instituições possam cada vez mais se fortalecer e contribuir para que Minas Gerais seja um estado onde a população tenha seus direitos garantidos com relação à saúde”, afirmou.

Atração

O evento contou ainda com a apresentação da Orquestra de Esmeraldas, fundada em 2013 e composta pelos alunos da Educação Integral e do Curso de Música da FUCAM.

Por Débora Souza (Estagiária de Jornalismo ASCOM-ESPMG