Dúvidas frequentes


Quem pode estudar na ESP-MG?
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é uma Instituição de ensino que tem como missão “desenvolver pessoas e produzir conhecimento para a atenção à saúde, no âmbito do SUS, contribuindo para a organização do sistema e a melhoria da qualidade dos serviços”. Dessa forma, apenas profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) podem se inscrever nos cursos desde que haja demanda prévia do órgão em que trabalha.


Quem pode contratar a ESP-MG?
Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode contratar a ESP-MG, desde que tenha personalidade jurídica e cadastro na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (Seplag-MG).
Como fico sabendo dos cursos da ESP-MG?
As ações educacionais são divulgadas no portal www.esp.mg.gov.br bem como no boletim eletrônico semanal Drops.


Como recebo o Drops?
Para receber o Drops, basta preencher os dados no link http://mailling.esp.mg.gov.br/?p=subscribe&id=2


Como acesso o blog e o catálogo online da Biblioteca?
O endereço eletrônico do blog é http://biblioblog.esp.mg.gov.br. Para acessar o catálogo online, acesse o blog e clique em catálogo.


O que é Feed? E RSS?
O termo Feed vem do verbo em inglês que significa “alimentar”. Na Internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
No site da ESP-MG, os Feeds favorecem seus visitantes, permitindo-os acompanhar artigos, notícias e eventos divulgados no sítio, sem a necessidade de acessarem sempre o sítio, pois ao ser disponibilizadas novas notícias, o assinante do Feed da ESP-MG poderá ler imediatamente.


O que é EaD?
Educação a Distância (EaD) pode ser definida como processo de ensino-aprendizagem em que alunos e professores não se encontram no mesmo local nem ao mesmo tempo ao realizarem uma ação de ensino-aprendizagem. Para interagirem, utilizam-se de meios de comunicação eletrônicos ou não, como material impresso, telefone, e-mail, ambientes virtuais, teleconferência, entre outros.


Quem pode fazer cursos a distância?
Os cursos e as comunidades virtuais serão restritos a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) ou abertos à comunidade em geral de acordo com a orientação dos setores da Escola. Para outras informações entre em contato com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), ou ligue para 3291-5335.


Como faço para trabalhar na ESP-MG?
A entrada para qualquer órgão público se dá pela via dos concursos público, desde que a pessoa queira se efetivar no respectivo órgão público. A contratação por excepcional interesse público, tem como base a Lei Estadual 18155/2009 que exige a formalização de processo seletivo simplificado e garante um contrato de prestação de serviços por até 2 anos. A ESP-MG se enquadra neste contexto.


Como se inscrever em Credenciamento/Processo Seletivo da ESP-MG?
1º Passo
O interessado deverá cadastrar seus dados pessoais e profissionais no site www.esp.mg.gov.br ou pelo endereço webcurriculo.esp.mg.gov.br
2º Passo
Responder ao questionário específico disponível para a disciplina escolhida para a docência.
3º Passo
Será realizada a chamada dos credenciados conforme o número de vagas e ordem de classificação, conforme nota recebida no questionário, para análise de currículo e entrevista.
4º Passo
Divulgação dos selecionados no sitio www.esp.mg.gov.br ou no endereço webcurriculo.esp.mg.gov.br e na Imprensa Oficial para preenchimento das vagas.
5º Passo
Assinatura do contrato de trabalho.


O que é o Web Currículo?
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) desenvolveu o Web Currículo, um sistema de informação para credenciamento de docentes, que vai proporcionar a democratização de oportunidades, além da transparência de informações nos processos seletivos. Os docentes selecionados poderão ser chamados para ministrarem aulas nos municípios do estado de Minas Gerais, atendendo às necessidades dos cursos e projetos da ESP-MG para as seguintes modalidades:
- Técnico profissionalizante;
- Capacitação, aperfeiçoamento e atualização;
- Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu;
O cadastro é voltado para profissionais inseridos nos serviços de saúde pública, graduados ou não, que tenham disponibilidade para docência.


  Como fazer cadastro no Web Curriculo ESP-MG?
Acesso o vídeo e saiba como fazer cadastro no Web Curriculo ESP-MG
 Como atualizar o cadastro no Web Currículo ESP-MG
Acesse o vídeo e saiba como atualizar cadastro no Web Curriculo ESP-MG
 Como fazer credenciamento no Web Curriculo ESP-MG?
Acesse o vídeo e saiba como fazer credenciamento no Web Currídulo ESP-MG.
 Como recuperar senha no Web Curriculo ESP-MG?
Acesse o vídeo e saiba como recuperar senha no Web Currículo


Quem pode fazer Pós Graduação (lato sensu) na ESP-MG?
Os cursos de Pós Graduação da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) são destinados à profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) desde que haja demanda prévia do órgão em que trabalha. Contato pelo número: 3295-3964 ou pelo e-mail cpg@esp.mg.gov.br


Como consigo publicações da ESP-MG?
Nossos cadernos estão disponíveis no link http://www.esp.mg.gov.br/biblioteca/publicacoes/caderno. Os arquivos das revistas podem ser baixados pelo link http://www.esp.mg.gov.br/biblioteca/publicacoes/revistas.


Quem pode participar com envio de artigos para a Revista de Saúde Pública do SUS-MG?
Podem participar autores de distintos setores, não exclusivamente do setor saúde, desde que o tema esteja relacionado com o processo saúde-doença o  que será avaliado pelo Comitê Editorial da Revista.
 Como enviar os artigos para a Revista de Saúde Pública do SUS-MG?
1- Acesse o site revistageraissaude.esp.mg.gov.br ;
2- Cadastre-se na edição da revista que deseja enviar o artigo como autor;
3- Dentro da página de usuário, selecione a opção: iniciar nova submissão;
4- Determine a seção a qual deseja enviar o artigo, dentre as instituições que compõem a revista;
5- Selecione o idioma da submissão;
6- Leia e marque todas as condições para submissão de um novo artigo;
7- Salve e continue;
8- Transfira o artigo através da opção/ escolher artigo, depois selecione a opção ''transferir'';
9- O artigo deve ser enviado em um formato aberto para edição de texto, WORD ou OPENOFFICE;
10- Preencha os dados referentes aos metadados do autor e do artigo;
11- No próximo passo, transfira os documentos suplementares, como: Figuras, Tabelas, entre outros;
12- E o último será apenas a confirmação da submissão.