Dúvidas frequentes

Quem pode estudar na ESP-MG?

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) é uma escola de governo de ensino e pesquisa, formadora e qualificadora de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como Missão “Fortalecer o SUS, produzindo e disseminando conhecimentos junto a usuários, trabalhadores e gestores, por meio de ações educacionais e de pesquisa, com a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico”. Dessa forma, apenas profissionais que atuam no SUS podem se inscrever nos cursos desde que haja demanda prévia do órgão em que trabalha.

Quem pode contratar a ESP-MG?

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode contratar a ESP-MG, desde que tenha personalidade jurídica e cadastro na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais (Seplag-MG).

Como fico sabendo dos cursos da ESP-MG?

As ações educacionais são divulgadas em nosso site www.esp.mg.gov.br e em nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Twitter.

Como acesso o blog e o catálogo online da Biblioteca?

O endereço eletrônico do blog é http://biblioblog.esp.mg.gov.br. Para acessar o catálogo online, acesse o blog e clique aqui para acesso ao catálogo.

Como faço para obter a segunda via de meu certificado de curso realizado pelo Canal Minas Saúde?

Envie seu nome completo, CPF, telefone e o nome do curso para comunicacao@esp.mg.gov.br. A ESP-MG irá te responder em 05 dias úteis. Ou ligue para (31) 3295-5854. 


O que é Feed? E RSS?

O termo Feed vem do verbo em inglês que significa “alimentar”. Na Internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication). No site da ESP-MG, os Feeds favorecem seus visitantes, permitindo-os acompanhar artigos, notícias e eventos divulgados no sítio, sem a necessidade de acessarem sempre o sítio, pois ao ser disponibilizadas novas notícias, o assinante do Feed da ESP-MG poderá ler imediatamente.


O que é EAD?

Educação a Distância (EaD) pode ser definida como processo de ensino-aprendizagem em que alunos e professores não se encontram no mesmo local nem ao mesmo tempo ao realizarem uma ação de ensino-aprendizagem. Para interagirem, utilizam-se de meios de comunicação eletrônicos ou não, como material impresso, telefone, e-mail, ambientes virtuais, teleconferência, entre outros. 


Quem pode fazer cursos a distância?

Os cursos e as comunidades virtuais serão restritos a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) ou abertos à comunidade em geral de acordo com a orientação dos setores da Escola. Para outras informações entre em contato com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), ou ligue para 3291-5335.


Como faço para trabalhar na ESP-MG?

A entrada para qualquer órgão público se dá pela via dos concursos público, desde que a pessoa queira se efetivar no respectivo órgão público. A contratação por excepcional interesse público, tem como base a Lei Estadual 18155/2009 que exige a formalização de processo seletivo simplificado e garante um contrato de prestação de serviços por até 2 anos. A ESP-MG se enquadra neste contexto. Acesse aqui as informações sobre os Concursos da ESP-MG. 

Como se inscrever em Credenciamento/Processo Seletivo da ESP-MG?

1º Passo

O interessado deverá cadastrar seus dados pessoais e profissionais no site www.esp.mg.gov.br ou pelo endereço webcurriculo.esp.mg.gov.br

2º Passo

Responder ao questionário específico disponível para a disciplina escolhida para a docência.

3º Passo

Será realizada a chamada dos credenciados conforme o número de vagas e ordem de classificação, conforme nota recebida no questionário, para análise de currículo e entrevista.

4º Passo

Divulgação dos selecionados no sitio www.esp.mg.gov.br ou no endereço webcurriculo.esp.mg.gov.br e na Imprensa Oficial para preenchimento das vagas.

5º Passo

Assinatura do contrato de trabalho.

O que é o Web Currículo?

A ESP-MG desenvolveu o Web Currículo, um sistema de informação para credenciamento de docentes, que vai proporcionar a democratização de oportunidades, além da transparência de informações nos processos seletivos. Os docentes selecionados poderão ser chamados para ministrarem aulas nos municípios do estado de Minas Gerais, atendendo às necessidades dos cursos e projetos da ESP-MG para as seguintes modalidades:

- Técnico profissionalizante;
- Capacitação, aperfeiçoamento e atualização;
- Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu;

O cadastro é voltado para profissionais inseridos nos serviços de saúde pública, graduados ou não, que tenham disponibilidade para docência.

Como fazer cadastro no Web Curriculo ESP-MG?

Acesso o vídeo e saiba como fazer cadastro no Web Curriculo ESP-MG

Quem pode fazer Pós Graduação (lato sensu) na ESP-MG?

Os cursos de Pós Graduação da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) são destinados à profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) desde que haja demanda prévia do órgão em que trabalha.

Contato pelo número: (31) 3295-5854 ou comunicacao@esp.mg.gov.br

Como consigo publicações da ESP-MG?

Nossos cadernos estão disponíveis no link http://www.esp.mg.gov.br/biblioteca/publicacoes/caderno. Os arquivos das revistas podem ser baixados pelo link http://www.esp.mg.gov.br/biblioteca/publicacoes/revistas.


Quem pode participar com envio de artigos para a Revista de Saúde Pública do SUS-MG?

Podem participar autores de distintos setores, não exclusivamente do setor saúde, desde que o tema esteja relacionado com o processo saúde-doença o  que será avaliado pelo Comitê Editorial da Revista.

Como enviar os artigos para a Revista de Saúde Pública do SUS-MG?

1- Acesse o site aqui o site da Revista Gerais;
2- Cadastre-se na edição da revista que deseja enviar o artigo como autor;
3- Dentro da página de usuário, selecione a opção: iniciar nova submissão;
4- Determine a seção a qual deseja enviar o artigo, dentre as instituições que compõem a revista;
5- Selecione o idioma da submissão;
6- Leia e marque todas as condições para submissão de um novo artigo;
7- Salve e continue;
8- Transfira o artigo através da opção/ escolher artigo, depois selecione a opção ''transferir'';
9- O artigo deve ser enviado em um formato aberto para edição de texto, WORD ou OPENOFFICE;
10- Preencha os dados referentes aos metadados do autor e do artigo;
11- No próximo passo, transfira os documentos suplementares, como: Figuras, Tabelas, entre outros;
12- E o último será apenas a confirmação da submissão.

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