Desde 2008, várias ações de Educação a Distância vem sendo desenvolvidas e executadas pelo Canal Minas Saúde, que inclui cursos de extensão, também chamados cursos livre.

Para os cursos de extensão adotada-se a metodologia auto-instrucional que contribui para a construção do conhecimento e aprimoramento técnico, partindo da interação assíncrona entre os participantes e a resolução de atividades. Mesmo adotando a metodologia auto-instrucional, a maioria dos cursos conta com a participação de tutores qualificados pelo Canal Minas Saúde, que possuem a atribuição de acompanhar e subsidiar as discussões e a rede colaborativa de aprendizagem.

Utiliza-se de recursos televisivos e Web TV para a apresentação de video-aulas e recursos tecnológicos com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, para que os alunos participem de fórum, chat e correio eletrônico/mensagem, além de encontrar o material de referência e as atividades avaliativas.

Como resultado positivo das ações de educação a distância oferecidos pelo Canal Minas Saúde, pode-se destacar os baixos índices de evasão.